27 de novembro de 2015

Bolo Rainha na Cuisine Companion





Olá ,

está a chegar o Natal e tentarei aqui colocar algumas receitas para a quadra .

Desta vez o Bolo Rainha  

Faço sempre Bolo Rainha , porque cá em casa não gostamos muito de frutas cristalizadas , Tenho uma receita  de familia de bolo rei que adapto , outras de teleculinária e de blogs que fui adaptando  e tentarei aqui no Blog colocar algumas dessas avarias que resultaram bem , mas muitas nem fotos tenho, pois não haviam smartphones na altura , nem eu estava a pensar ter de as partilhar num blog .

Desta vez coloco aqui esta avaria que resulta de ter adaptado uma receita que tinha bons comentários e parece que sim, resultou aqui muito bem também , do blog O Cantinho do Jorge , a receita original está feita com a Bimby , aqui usei a CC e coloquei alguns truques que uso em outros bolos rainha , adaptando um pouco a receita original .


Com estas quantidades fiz dois bolos , um Rainha outro coloquei chocolate mas queimei um pouco esse e não partilho chocolate queimado aqui  :)

Aqui vai :


Ingredientes:

200gr + 300gr de Farinha tipo 55 sem fermento
80gr de açúcar
100gr de água
A casca de 1 laranja
100gr de leite
1 + 1 ovo
330gr de frutos secos : pinhões , passas , nozes , amêndoas e avelãs 

30gr de vinho do Porto
1 pitada de sal
40gr de Fermento fresco
60gr Margarina de bolo rei (ideal) mas eu usei vaqueiro normal

Preparação:

Inicie a receita colocando os frutos secos dentro do vinho do porto para incharem um pouco durante o processo de fazer a massa

Descascar a laranja muito finamente deixando a parte parte branca de parte ( dá mau sabor ) 

Com a lamina de picar Ultrablade , Picar a casca da laranja na velocidade 12 durante 10 segundos , dar 2 a três toques de pulse  e reservar.

Coloque na taça  a Lamina de amassar  , o leite, o fermento,  uma pitada de sal e selecione  velocidade 5 - 3 minutos-  30º graus.
Adicionar 200gr de farinha e selecione o programa automático massas P2 

Deixar descansar a massa dentro do copo durante 30/40 minutos. Tape a Cici com uma toalha para aumentar o sucesso da fermentação , agora no inverno é complicado mantermos a cozinha quente ….

O Bom de utilizar a Cuisine Companion  no seu progama automático de Massas ,é que ela  utiliza a velocidade 5 durante  1minuto e 30s e passa depois para a velocidade 6 durante 2 minutos , imitando o amassar manual . Devagar e depois mais rápido , sovando . 
 O próprio programa passa automaticamente para a temperatura 30º durante 30 minutos para que se complete o ciclo de fermentação com uma temperatura ideal dentro da Cuba , que em nenhuma outra máquina ou robot pode acontecer , pois é a única que tem esta temperatura tão baixa .


Após os 40 minutos , Pressionar a massa de forma a que o seu volume baixe.

Adicionar o vinho do porto com os frutos secos , 1 ovo, a casca da laranja picada, o açúcar, a margarina, as 300gr de farinha e a água ( morna ) .

Selecionar de Novo o programa automático de  Massas P2 durante 5 minutos.

Verificar se a massa descola das paredes do copo, se isso não se verificar, adicionar mais um pouco de farinha e misturar 30/40 segundos até desprender.


Aqui é melhor retirar a massa da máquina, não utilizando a opção fermentação do programa ,  pois vai crescer além da capacidade da taça .

 Reservar a massa numa tigela polvilhada com farinha previamente.

Tapar com um cobertor e deixar descansar cerca de 1 hora longe do frio ( gosto de guardar dentro do forno vazio e desligado,  só com a luz ligada  )  , longe das correntes de ar . ou então se a lareira estiver acesa , coloco na sala , perto da lareira .


aqui está levedada ....









Ao fim desse tempo , polvilhe a bancada com farinha , 

12. Esticar a massa com cerca de 30x40cm e se pretender como eu fazer 2 bolos médios em vez de um grande  dividir em 2 partes :







14. Enrolar as duas bases da massa.


15. Colocar em 2 formas redondas de pudim , previamente untadas com margarina e polvilhadas com farinha. ( fiz numa de bolo sem buraco mas cresceu muito e fechou,  Aqui eu alteraria a receita para fazer uma rosca normal , fora da forma, apenas polvilhando o tabuleiro como na receita de Bolo Rei na Cuisine Companion que partilhei aqui no Blog  ) 



16. Deixar levedar cerca de 30/40 minutos.




17. Assim que notar que a massa está bem leveda pinte com 1 ovo inteiro o bolo e decorar com as frutas secas ao seu gosto.



18. Colocar no forno previamente aquecido a 180º graus durante 30/40 minutos. Verificando sempre a cozedura do mesmo.


E pronto , cá está ….






Pode não parecer mas estava realmente delicioso ,apesar da minha avaria de ter colocado o bolo numa forma sem buraco ,  o Blog do Cantinho do Jorge  tem coisas fantásticas e esta receita dele é mesmo vencedora , passem por lá ! 



Espero que gostem, se experimentarem contem como foi ,

Sempre ligada,

Alexandra Caixeiro 



#BoloRainha #CuisineCompanion 

Sem comentários:

Enviar um comentário

E então , funciona ou não ?