15 de dezembro de 2015

Farófias Espectaculares na Cuisine Companion


Olá , as farófias tão conhecidas dos portugueses são uma sobremesa bonita e saborosa que faço imensas vezes e já testei ao limite dos sabores e texturas , deixando aqui a receita vencedora de todas as avarias .


A Saber : 


Existem várias formas de fazer as farófias na via tradicional , as claras batem sempre com o açúcar e vão a cozer em leite , colherada a colherada ,  são montadas em pirex untado e vão a assar em forno ou vão a cozer em Micro Ondas  .


No fim regam-se com um delicioso molho dourado feito com as Gemas e leite . Este molho , muito parecido com o leite creme , não leva farinha nem maizena , engrossa apenas com as gemas e por vezes pode ser aromatizado com limão ou com baunilha . Na via tradicional é levado a lume brando e temos de estar muito atentos para não talhar . Ou fazer em Micro Ondas mas também temos de ter mão e estar sempre a abrir e fechar para mexer .

Aqui tem algumas receitas na via tradicional :

Farófias de Forno    Farófias Simples     Farófias em Micro Ondas 



A Vantagem de Utilizar a Cuisine Companion 


A Cuisine Companion nesta receita mostra todas as suas capacidades de grande ajudante pois ao bater as claras com temperatura , coze-as enquanto bate , impossível na via da colher de pau .

No molho , coze enquanto o mistura , fazendo um delicioso creme sem talhar . 

Mesmo sendo um iniciante  na cozinha a Cuisine Companion não o deixará ficar mal e apresenta um resultado de excelência tanto a nível das Claras Cozinhadas e Bem montadas , como a nível de creme . 
Esta sobremesa é muito fácil e o resultado é de Chef profissional .

A Receita 

Aqui está a minha receita que adaptei do livro " Um milhão de Menus "  e alterei alguns passos e quantidades para ficar  mais ao gosto português  ( esta receita em França chama-se Illes Flutuantes - ilhas flutuantes e embora parecido com as farófias , o creme é muito mais liquido e leva canela na preparação , por cá gostamos mais de usar um creme mais espesso , quase leite creme e colocar a canela só no fim ) 



Ingredientes:

6 ovos de tamanho M
130 g de açúcar
300 ml de leite meio gordo
1 c. chá de extracto de baunilha
Canela a gosto


Passo-a-passo:

1.      Separe as claras das gemas. Coloque as claras e 50 gr de açúcar na taça com o Acessório batedor e seleccione vel. 7 a 70ºC durante 6 min. e 30 segundos, deixando a tampa da cici sem a tampinha do vapor de forma a entrar ar na cuba e as claras ficarem bem altas .

 Neste passo deve ter atenção a que a cuba da Cuisine Companion esteja bem seca para que as claras subam, é exactamente igual a cozinha tradicional, se tiver um pouco de água na taça ou acessório ou até de gema mesmo pequenino na clara esta não vai armar em castelo. Se os ovos estiverem a temperatura ambiente também as claras vão armar melhor . Elas deverão ficar assim, como na imagem abaixo 





2.      Quando terminar Retire com uma espátula as claras cozidas  e deixe-as a  escorrer num tabuleiro com bastante  papel de cozinha absorvente ( mais ou menos 5 a 6 folhas ) enquanto prepara o creme. 




Este passo é muito importante , as claras se não escorrerem para o papel absorvente ,  vão largar esse liquido na mesma , mas em vez de ficar no papel vai aparecer no fundo do vosso prato quando servirem , além disso e o mais importante, vão murchar as claras que estavam montadas  e quando olharem para elas estarão murchinhas, feias  e ficam só  com  metade da sobremesa  .




Passe a taça e o acessório por água para iniciar o creme .

3.      Coloque as gemas e os restantes 80 gr de açúcar na taça com o acessório batedor e misture na vel. 6 durante 1 min. Após 30 segundos junte o leite, 1 c. de chá de extracto de baunilha. Aqui se tiver pode substituir o extrato de baunilha por um pacote de Açúcar baunilhado da Vahité  ou colocar uma vagem de baunilha aberta e com as sementes raspadas ( fica muito aromático e altera o sabor do creme para baunilha mas fica muito bom  ) . Se não tiver nada disto experimente com uma casca de limão que fica muito bom também . 


A quantidade de leite pode variar entre 350 / 300 e 250 ml ficando o creme muito bom das três formas , uns gostam mais de colocar mais leite outros gostam mais espesso, deixo ao vosso critério decidirem qual resulta melhor na vossa casa , eu uso os 300 ml 
Abaixo a consistência e aspecto dos cremes com 300 / 350 e 250 ml de leite 




4.      Seleccione o Programa de Sobremesas  a 85ºC na vel. 4 durante 12 min. No final uso o truque do sabor a fresco que ensinei na  Receita de Arroz Doce para a Cuisine Companion , Torna o creme mais freco e com sabor a leite ,  adicciono 2 a 3 colheres de sopa de leite bem fresco e volto a bater mantendo o acessório batedor , sem temperatura , Velocidade 6 , 15 segundos .




5.      No final coloque as claras em castelo num prato de servir ou em copos individuais  e regue com o creme. Polvilhe com a canela .









Gosto muito de Servir em copos de cozinha de cristal , mas podem usar estes copos de caipirinha á venda no Chinês , são óptimos para festas , deitam-se fora depois e só ficamos com a parte doce da coisa .





Espero que tenham gostado ,
Se experimentarem contem como foi,

Sempre ligada ,

Alexandra Caixeiro 

Sem comentários:

Enviar um comentário

E então , funciona ou não ?